Seoul National University: uma oportunidade de MBA na Coreia do Sul ainda desconhecida
Seoul National University: uma oportunidade de MBA na Coreia do Sul ainda desconhecida
Como o país se reinventou e conseguiu transformar o sistema educacional tão rapidamente
Quando planejo visitar uma escola de MBA, sempre entro em contato com os responsáveis pelo programa para conseguir aproveitar ao máximo a minha viagem.
Com a Seoul National University (SNU) também foi assim. Logo depois de decidir que a Coreia do Sul seria o meu próximo destino, enviei um e-mail me apresentando e explicando que gostaria de conhecer a universidade.
A rapidez na resposta e a eficiência com que já deixaram todos os meus encontros agendados me passaram uma impressão muito positiva, logo de cara.
Além disso, a atenção com o nível de detalhamento das informações que me enviaram me deixou impressionada. Sempre recebo das universidades o endereço de onde preciso ir, mas raramente ele vem acompanhado de instruções de como chegar.
Na SNU foi bem diferente. Juntamente com o endereço, recebi de imediato um passo Sinapúblico.
E durante a minha estadia por lá, descobri que essa é uma prática comum em toda a Coreia do Sul: a atenção aos detalhes e o foco em instruções completas e claras.
Existe um cuidado muito grande com os usuários do metrô, por exemplo. Tudo é bem sinalizado, de várias formas, e por todos os lados. De maneira geral, todo o país foi uma grande surpresa positiva.
Pensando historicamente, há pouco mais de 50 anos, a Coreia do Sul estava arrasada pela pobreza do pós-guerra, mas de lá pra cá, a trajetória sul-coreana mudou radicalmente.
O país vem se reinventando e conseguiu se transformar, mudando o seu sistema educacional muito rápido.
Quando estive no Japão, há 3 anos, já fiquei impressionada, mas na Coreia do Sul essa sensação foi mais forte ainda. Encontrei um país mais moderno, com a vantagem de ser mais novo e já construir suas estruturas para comportar o crescimento que vem tendo, o que fica muito claro na capital, Seul.
+ Como é estudar na Escola de Negócios de Berkeley
Diante de tudo isso, percebi na Seoul National University uma oportunidade muito interessante para brasileiros, tanto em termos de valor do curso quanto para quem quer conhecer melhor os negócios na Ásia.
Fato é que o continente está se reinventando e se destacando, inclusive em relação aos Estados Unidos.
Sobre a Seoul National University
A educação formal é muito valorizada na Coreia do Sul e, assim como temos as universidades Ivy League nos EUA, existe também a sigla SKY na Coreia (iniciais das três universidades mais prestigiosas do país – Seoul, Korea e Yonsei). É como pertencer a um “clube de elite”, conta Gustavo Wigman, presidente do Instituto Vertere, que também esteve por lá para entender melhor o sistema educacional.
Acessando o site oficial da Seoul National University, já dá para termos uma ideia de seus pilares de educação. O “espírito SNU” é composto por:
• Tradição e excelência;
• Honrar o serviço público;
• Pioneirismo no conhecimento.
A sua missão é criar uma comunidade intelectual em que estudantes e acadêmicos se unam na construção do futuro.
Ela é a principal universidade de pesquisa da Coreia e está bastante comprometida em diversificar seu corpo discente e docente, promovendo o intercâmbio global e pesquisas inovadoras em todos os campos do conhecimento.
+ Fui aprovado em mais de um programa de MBA. E agora?
A SNU é uma escola pública, paga, e tem muitos cursos, mas visitei especificamente o prédio do MBA Global e Executivo.
O tamanho da estrutura me chamou atenção em relação a quantidade de alunos. O prédio, por exemplo, tem seis andares, com grandes salas e auditórios, que pareciam enormes para acomodar as turmas de 30 alunos do Global MBA por ano.
Perguntei para a Soyoung Park se havia algum brasileiro nas turmas, e ela me respondeu que não, apesar da Universidade estar super aberta para se globalizar.
Segundo ela, o MBA recebe poucas pessoas da América Latina e os estrangeiros são mais da Europa e dos Estados Unidos. Para os brasileiros que estão pensando em um MBA no exterior, essa é realmente uma possibilidade viável e estratégica para quem tem planos de conhecer melhor a Ásia, tanto em termos de negócios quanto culturalmente.
MBA na SNU: oportunidade que ainda não foi descoberta por brasileiros
Um grande diferencial do curso de MBA da Universidade de Seul é que ele é direcionado para adultos de 23 a 39 anos.
Em comparação com os destinos tradicionais, isso abre novas possibilidades, já que são poucos os MBAs que aceitam pessoas um pouco mais velhas (acima dos 30 anos), e essa é uma demanda que vejo crescer claramente – a vontade de pessoas acima de 30 ou 40 anos se atualizar e ter experiências fora do Brasil.
+ Por dentro da Universidade Yale
Além disso, a SNU é uma boa oportunidade para quem quer fazer MBA no modelo de um ano e meio, full-time e que, por conta da idade, não consegue ir para as escolas dos EUA, por exemplo.
Mesmo se você ainda tem idade para tentar os MBAs mais tradicionais, cogitar ter uma experiência de educação em um país de cultura oriental e que tem alcançado ótimos patamares de desenvolvimento, pode trazer aprendizados que não conseguiria ter em outros lugares. Se conhecer a Ásia de perto é interessante para a sua área de atuação, isso faz mais sentido ainda!
Outra vantagem é em relação ao custo do programa. Ele é mais barato, se comparado às principais escolas dos EUA e Europa.
Sobre o MBA
O “Global MBA” é o programa principal da School of Business da Seoul National University. Ele é full-time, inteiramente ministrado em inglês e tem 18 meses de duração. São 30 alunos por turma, sem um número definido para alunos estrangeiros. O processo de admissão começa em março, o resultado sai em maio e as aulas têm início em agosto.
O seu objetivo é impactar profissionais que buscam por perspectivas globais e querem desenvolver habilidades de gerenciamento. O aprendizado acontece com estudantes de diferentes culturas discutindo práticas e crescendo juntos para se tornarem líderes de destaque no cenário mundial.
Prova do foco na globalização é que a SNU GSB está continuamente expandindo a sua parceria com as principais escolas de negócios do mundo. As universidades de Yale, Duke, ESSEC e Pequim, por exemplo, já assinaram um acordo para um Dual Degree.
Além disso, a SNU GSB é o único membro da Coreia convidado a participar da “Global Network of Advanced Management”, uma rede formada por 30 reconhecidas escolas de negócios e lançada pela Yale School of Management – falo sobre ela nesse texto.
A rede global fornece vários canais de aprendizado, incluindo cursos online, semanas imersivas, e competições de cases, que proporcionam a troca entre alunos e professores, onde quer que eles estejam no mundo.
Se você tem interesse em se aprofundar também no idioma, existe o SNU MBA, que tem as aulas 50% em inglês e 50% em coreano, média de idade de 32 anos, também full-time de 18 meses, e segue o mesmo calendário de processo seletivo e início de aulas.
Outras informações | Seoul National University
Ano de fundação da universidade: 1946
Número de alunos do MBA:
Global MBA: 30 alunos por turma
SNU MBA: 70 alunos por turma
Alumni: a comunidade de alumni da SNU GSB conecta os mais de 1.700 ex-alunos de MBA a 5.000 ex-alunos da AMP (Advanced Management Program). A ideia é que eles continuem envolvidos com os atuais alunos.
Fazer parte do SNU GSB apresenta aos alunos a possibilidade de participar da construção de conexões ativas entre pessoas e ideias, com acesso aos líderes mais proeminentes da Coreia.
*Fernanda Lopes de Macedo Thees fundou a Loite em 2007, onde trabalha com desenvolvimento de profissionais principalmente através do Coaching e MBA Prep. Mora em São Paulo, mas adora viajar, seja para Juiz de Fora para ver a família e amigos, ou pelo mundo