Pensando em deixar o trabalho para empreender? Controle o impulso
Pensando em deixar o trabalho para empreender? Controle o impulso
Quem vai abrir um negócio precisa avaliar as mudanças que terá na vida, diz Fernanda Thees, coach e empreendedora
Quando o ano está acabando, muitas pessoas fazem planos para o novo que vai chegar. Um dos mais comuns é o de trocar o trabalho estável numa empresa por um negócio próprio. Se esse é seu caso, Fernanda Thees, coach profissional e fundadora da Loite, tem um alerta: não execute o plano por impulso.
Fernanda foi uma das estrelas do Festival de Inovação e Cultura Empreendedora, realizado nesta semana, em São Paulo, por Pequenas Empresa & Grandes Negócios, Época NEGÓCIOS e Valor Econômico. Ela apresentou, durante o evento, o workshop “Vida Pessoal e Carreira: seu plano para 2019”.
Ao público, ela explicou que as decisões para empreender devem ser planejadas. O candidato a ser dono de negócio, além de um plano de negócios e cuidado com as finanças, precisa estar atento a três pontos para não se dar mal:
1 – Analise as mudanças que vão acontecer na vida. “Ao trocar um emprego fixo por um negócio próprio, a pessoa vai trabalhar muito mais. Ou seja, se ela está indo embora de uma empresa por causa de excesso de horas extras ou trabalho, melhor reavaliar a decisão.”
2 – Esteja ciente de uma mudança de rotina. “Empreendedor não tem horário fixo, ainda mais no começo do negócio. A vida social ficará comprometida, sim. E os relacionamentos pessoais vão mudar pela falta de tempo em alguns momentos.”
3 – Lide constantemente com a incerteza e o risco. “Donos de negócios têm que ter preparo para lidar com adversidades, como crises econômicas, clientes que podem sumir, concorrência… Quem faz a transição de empregado para empreendedor deve levar em conta que os problemas do dia a dia aumentam.”
Se a pessoa estiver preparada para enfrentar esses desafios, diz Fernanda, a transição será mais tranquila. “Basta juntar com a vontade com o desejo do coração e executar o plano de tirar o negócio do papel”, diz.
Vai dar certo? A pergunta de um milhão de dólares não tem uma resposta. Segundo Fernanda, os casos de fracasso sempre são maiores do que os de sucesso. “Errar faz parte do mundo do empreendedorismo e, antes da transição de carreira, é bom ter isso em mente”, diz. “E lembrar: se não deu certo, aprenda com o erro, e recomece de novo.”
*Fernanda Lopes de Macedo Thees fundou a Loite em 2007, onde trabalha com desenvolvimento de profissionais principalmente através do Coaching e MBA Prep. Mora em São Paulo, mas adora viajar, seja para Juiz de Fora para ver a família e amigos, ou pelo mundo