Conheça a Cambridge Judge Business School
Unindo a tradição da Universidade que abrigou grandes nomes como Isaac Newton à experiência prática do MBA
Visitei a Combridge Judge School of Business na mesma semana em que visitei a LBS, e foi uma experiência excelente conhecer duas escolas bem diferentes em estrutura física e acadêmica, e ao mesmo tempo com a grande vantagem do fácil acesso a Londres, um hub para muitas empresas entre Ásia e Américas.
Com pouco mais de 100 mil habitantes, a universitária cidade de Cambridge é bastante charmosa e aconchegante. Logo de cara, a arquitetura das casas e dos imponentes prédios da Universidade chamam a atenção, remetendo a tempos passados.
E não poderia ser diferente: a Universidade de Cambridge é a segunda mais antiga em língua inglesa do mundo, atrás apenas de Oxford. São mais de 800 anos de história, já que a data da sua fundação remonta ao ano de 1209.
River Cam, em uma parte mais calma, onde muitas pessoas fazem picnics, correm, caminham às suas margens (Foto: Fernanda Lopes de Macedo Thees)
Já os outros prédios e as residências que formam o campus começaram a ser construídos quando o Rei Henrique III da Inglaterra mostrou o seu apoio. A Universidade, então, começou a se organizar dentro do padrão de ensino da elite da época.
Em outra parte do rio Cam já é possível encontrar muitas construções e, como sempre, muitas canoas, utilizadas principalmente para lazer (Foto: Fernanda Lopes de Macedo Thees)
Desde então, a excelência acadêmica é uma constante, refletindo no posicionamento que a escola ocupa nos principais rankings da educação:
• 3ª melhor universidade do mundo de acordo com o ranking da Times Higher Education de 2020;
• 7ª melhor universidade do mundo segundo o QS World University Rankings 2021;
• 3ª melhor universidade do mundo segundo o Academic Ranking of World Universities.
São 31 faculdades e 150 departamentos, que abrigam mais de 22.000 alunos – aproximadamente 12.000 deles na graduação e outros 10.000 na pós. Entre eles, 5.500 estudantes são estrangeiros, representando mais de 100 países.
Palco para grandes nomes
Com tanta história, a Universidade de Cambridge é famosa por ter abrigado os maiores pensadores da história. Entre eles, estão alguns nomes que causaram grandes revoluções na ciência, como:
• Isaac Newton: um dos maiores gênios da física;
• Charles Darwin: pai da teoria da evolução das espécies;
• Francis Bacon: criador do método científico;
• Alan Turing: conhecido como o pai da da computação;
• Ian Wilmut: responsável pela primeira clonagem de mamíferos, a da ovelha Dolly.
Além deles, ao todo, são 92 ganhadores do prêmio Nobel entre ex-alunos, professores e pesquisadores.
Cambridge Judge Business School
Fundada em 1990, a escola de negócios da Universidade de Cambridge une a excelência acadêmica à prática profissional para formar líderes que sejam capazes de transformar o mundo real positivamente.
Curiosamente, antes de ser uma Universidade, as instalações da Judge abrigavam um hospital. O interior da Judge Business School é sem dúvidas o mais diferente entre todos das escolas que já visitei, desde a arquitetura, cores, e adaptação das instalações para abrigar uma grande escola.
Interior da Judge Business School (Foto: Fernanda Lopes de Macedo Thees)
O programa de MBA tem como objetivo fazer com que os alunos alcancem um alto nível de gestão, por meio do entendimento profundo de determinados temas, da aplicação prática e do desenvolvimento de habilidades vitais de relacionamento interpessoal e liderança.
O currículo consiste em uma mistura de cursos básicos obrigatórios, disciplinas eletivas e projetos de consultoria.
Inspirado pela tradição, o MBA oferece uma experiência de aprendizagem envolvente em um programa intensivo de um ano, com início em Setembro e dividido em quatro períodos.
Entre os pontos de destaque do currículo, estão:
Dinamicidade
O formato das aulas varia bastante ao longo do MBA – os alunos podem esperar uma mistura de workshops, seminários, palestras, pequenos grupos de trabalho, discussão em grupo, apresentações e aprendizagem experiencial em projetos.
Foco em carreira
Durante o curso, acontece um amplo programa de treinamento e orientação para auxiliar na conquista do emprego certo no pós-MBA. O objetivo é fornecer ferramentas de empregabilidade que poderão ser usadas para o resto da vida.
Mão na massa
Os projetos práticos são um grande diferencial da experiência de aprendizagem do MBA da Cambridge Judge Business School, porque permitem a aplicação das habilidades e conhecimentos adquiridos, em clientes reais.
Ambiente diverso e colaborativo
Com mais de 40 nacionalidades, 35% de mulheres e uma ampla gama de setores representada nas turmas, a diversidade proporcionada é uma das alavancas de aprendizado e de troca no MBA.
João Moraes – MBA turma 2015 (Foto: Fernanda Lopes de Macedo Thees)
“A minha experiência em Cambridge foi excepcional. O curso, ensino e pesquisa na Judge Business School são todos de alta qualidade. E, como grande parte dos top MBAs, o MBA em Cambridge oferece experiências extracurriculares enriquecedoras e vivências memoráveis em projetos, competições, etc, tanto locais, nacionais, como internacionais. Um dos principais diferenciais do curso em Cambridge é a oportunidade de ter o MBA integrado à Universidade de Cambridge. O sistema de colleges garante que todos tenham um network imediato de pessoas excepcionais fora do MBA. Essa exposição a diferentes ideias e pessoas, somada ao ecossistema de empreendedorismo em Cambridge (o chamado Silicon Fen), faz o MBA na Judge Business School especialmente interessante para quem estiver interessado em migrar para o setor de tecnologia ou empreender.”
João Moraes, MBA 2015 – atualmente People Operations Manager na Invenia Labs, em Cambridge.
Além do programa de MBA em tempo integral de 12 meses, a escola também oferece uma opção de MBA Executivo de 20 meses, sem opções de diploma duplo.
Viva em uma cidade pequena, esteja próximo de uma metrópole
Para quem gosta de um estilo de vida mais tranquilo, mas ao mesmo tempo não quer ficar longe das possibilidades que os grandes centros oferecem, a Cambridge Judge Business School é uma excelente opção.
Localizada bem perto de Londres, é possível chegar em uma das maiores metrópoles do mundo com uma rápida viagem de 1h de trem.
Já em Cambridge, os alunos têm a oportunidade de fazer parte de uma comunidade acadêmica unida, que se divide em vários grupos de interesses, que vão da prática de esportes a programas culturais. Quem gosta de sentar em cafés e caminhar com belas paisagens de fundo vai se sentir em casa!
Outro ponto alto são as regatas e as partidas de críquete entre as Universidades de Cambridge e Oxford – que têm uma rivalidade de séculos.
Ou seja: pra quem gosta de tradição, tranquilidade e quer ter a oportunidade de aplicar os conceitos aprendidos na prática, um MBA em na Cambridge Judge Business School não pode ficar de fora das opções!
*Fernanda Lopes de Macedo Thees fundou a Loite em 2007, onde trabalha com desenvolvimento de profissionais principalmente através do Coaching e MBA Prep. Mora em São Paulo, mas adora viajar, seja para Juiz de Fora para ver a família e amigos, ou pelo mundo