Seja Faminto por Aprender

Por Fabíola Santana

Que a educação abre portas, acredito que a maioria já sabe. O que muitas vezes você não se dá conta é que, por mais inteligente, esperto e entendido que seja, não importa, há sempre coisas novas, desconhecidas e interessantes que pode você aprender.

Ser faminto por aprender é dica frequente de grandes nomes, pessoas empreendedoras e inovadoras como Steve Jobs, Stephen Hawking, John Nash entre tantos outros. Se eles que são considerados “gênios” são incansáveis alunos, quem dirá cada um de nós!

Pensando nessa questão reuni 5 dicas para facilitar o nosso aprendizado, vamos lá?

1º Dica
Preste atenção quando aprende algo pela primeira vez. A melhor maneira de aprender mais rápido é prestando atenção quando as coisas são explicadas para você pela primeira vez. Mesmo a menor perda de concentração pode fazer o cérebro não reter a informação de maneira adequada. Infelizmente, existem poucos truques para lidar com isso: você precisará aprender a manter a força de vontade.

2º Dica
Faça anotações. Essa é outra ótima maneira de manter a concentração quando aprende a matéria pela primeira vez. As anotações te obrigam a pensar sobre o tema e também servem para estudar depois.

3º Dica
Participe da aula, da discussão. Mantenha-se ativo em sua experiência de aprendizagem. Isso ajuda a manter o foco e também ajuda o cérebro a absorver a informação melhor, pois a experiência se torna multi-sensorial – você não está somente escutando alguém falando. Há muitas maneiras de fazer isso, desde ser ativo no trabalho em grupo até fazer perguntas durante a aula.

4º Dica
Crie um ambiente propício. Se o seu colega de laboratório incomodar ou o seu local de estudo em casa for em frente à TV, provavelmente não é nenhuma surpresa estar tendo problemas para aprender. Você precisa de um ambiente tranquilo para estudar se quiser aumentar as chances para o cérebro reter informações. Escolha um lugar tranquilo e livre de distrações. Ter um lugar reservado para estudar e aprender também pode ajudar porque estimula o seu cérebro a trabalhar de determinada maneira.

5º Dica
Trabalhe de acordo com o seu estilo de aprendizado. Os estilos de aprendizado são as diferentes maneiras que nossos cérebros absorvem melhor as informações. Existem muitos estilos diferentes e todos podemos aprender usando todos eles, mas geralmente há um ou dois que funcionam melhor para um indivíduo. Você pode fazer testes online para ajudar a descobrir qual o seu estilo, mas se tiver um professor disponível, ele pode ser capaz de ajudá-lo a descobrir. Você pode até mesmo conversar com ele sobre incluir mais desse estilo de aprendizado nas aulas.