Conheça o Plano de Carreira em 10 lições

Como está o seu planejamento de carreira? Que tal pensar e planejar os próximos passos?

Plano de carreira em 10 passos:

Muitas pessoas passam sua vida sem pensar em um plano de carreira, seguem a linha “vou deixar, a vida me levar…” e, realmente, na correria do dia-a-dia isso pode acabar esquecido, mas ter um plano é muito importante para te dar um norte, ajudar a tomar decisões de forma mais assertiva. Por outro lado,  flexibilidade é essencial na hora de traçar os próximos passos profissionais. Veja como garantir o sucesso do seu planejamento:

  1. Faça duas perguntas essenciais:

– Quais os meus talentos e habilidades?

– O que me dá prazer?

Quanto mais você aproximar uma coisa da outra, maiores as chances de realização.

  1. O que é bom para você pode ser = ou das carreiras da moda!

Sem querer, podemos fazer escolhas baseando-nos no que as pessoas dizem para nós, nas carreiras da moda,  e/ou o que o mercado “fala” sobre qual a melhor área para se trabalhar. Cuidado! Pense no que você gostaria realmente de ser e planeje um futuro que combine com as suas aspirações e talentos.

  1. Seja realista.

Atenção no seu nível de exigência consigo mesmo! Não liste um número exagerado de objetivos, impossíveis de serem realizados no tempo estipulado em sua carreira.

  1. Estabeleça prioridades.

Por exemplo, em vez de planejar o aprendizado de dois idiomas nos próximos cinco anos e fracassar em ambos (afinal, a sua vida não se limitará a estudar línguas!), concentre-se naquele que é mais importante para os seus objetivos.

  1. Orientação, Coaching e Mentoring – Desenvolvimento e autocrítica.

Só quem conhece bem as próprias necessidades de aprendizado e desenvolvimento consegue ir direto ao ponto para se aprimorar. Se ainda não pensou nisso e em outras questões de sua carreira, procure uma orientação, um mentor, ou faça um programa de coaching!

  1. Lembre-se que o futuro começa agora.

O planejamento de carreira não pode ser dissociado de sua situação atual. Informe-se sobre os planos da empresa em que você trabalha e analise os rumos da sua área de atuação.

  1. Seja flexível.

Esteja sempre pronto para reavaliar seus planos a partir de um acontecimento significativo que não estava no script, ou de uma mudança que você mesmo queira fazer.

  1. Amplie suas perspectivas.

Já que estamos falando do futuro, não esqueça que há muitas formas de trabalho além da vida corporativa. Você pode ser consultor, professor, empreendedor, e por aí vai.

  1. Jogue conversa fora.

Compartilhe seus planos pessoais com o marido ou a esposa, um parente ou um amigo. Troque ideias sobre o futuro da carreira com pessoas que conheçam a sua área de atuação e tenham mais experiência. Cultive e amplie sua rede de relacionamentos.

  1. Revisite seus planos anualmente

Faça uma revisão anual e transfira o que for preciso para a sua agenda. Um exemplo: se uma das decisões é ter uma vida mais saudável, anote em todas as segundas-feiras o lembrete ‘fazer exercícios três vezes nesta semana’.

Bom trabalho e boa sorte!