Razões que podem atrapalhar na busca por uma oportunidade de trabalho.

Cadê aquela oportunidade de trabalho que estava aqui???

Sabe aquela oportunidade de trabalho que parecia já ser, praticamente, sua?

Pois é…

Veja abaixo 3 razões que acontecem com frequência e o que você pode fazer em cada caso:

  1. Concorrendo com candidatos internos

Você pode ser exatamente o perfil que a empresa está procurando e conseguiu ir muito bem na entrevista mas aí, de repente, alguém que já trabalha na empresa ABC está interessado e aparentemente qualificado … boom! É o fim.

O que você pode fazer: Meu conselho aqui, por mais clichê que possa ser, é nunca investir todo o seu tempo e energia em apenas uma oportunidade de trabalho; esteja sempre atento às oportunidades do mercado. Mantenha a rede, pesquisando, trabalhando, fazendo suas ligações.

  1. Turnover provoca tumulto

O recrutador com quem você está conversando deixa a empresa. O gerente de contratação que você conhece é promovido e se muda. Há uma nova diretoria que está reestruturando todo o departamento. E agora? Mudanças que podem prejudicar suas chances.

O que você pode fazer: Mudanças durante seu processo seletivo podem provocar atraso ou até mesmo acabar com suas chances. Considere o uso do LinkedIn para identificar quem mais você poderia conhecer na empresa,  ou para ver se você conhece alguém que conhece alguém, e comece o trabalho de networking novamente.

  1. Você não pode controlar o incontrolável

Fusões, atualizações tecnológicas, congelamento de contratações, documentos perdidos, o mau desempenho financeiro, as pessoas estão fora da cidade, as aposentadorias e os desastres naturais – todas essas são razões que podem te atrapalhar no processo de contratação.

O que você pode fazer: Nós não podemos controlar a mãe natureza ou outras pessoas. Só podemos controlar nossas próprias ações. Por mais difícil que possa ser, às vezes você apenas tem que respirar fundo e seguir em frente.

Do início ao fim, há muitas coisas que podem dar terrivelmente errado com a procura de emprego, mas ao final do processo, esperamos que outras muitas coisas deem certo. O importante é ter a consciência de que  toda entrevista que você faz é uma chance de brilhar, e qualquer oferta ou oportunidade é o resultado de muito trabalho duro, paciência e um pouco de sorte.

Caso precise de um pouco de ajuda em assuntos relacionados a Oporunidade e Carreira, conte com nossos processos de Orientação de CarreiraPreparação para Processos Seletivos e Coaching!