Escolhas e metas

Por Fernanda Baroboskin

Somos procurados por muitas pessoas para ajudá-las a entender qual o melhor caminho de carreira a seguir. E isto não é exclusividade de jovens iniciando a vida profissional, mas uma dúvida que surge também para profissionais em busca de mudança na carreira.

Hoje em dia é possível escolher entre inúmeras profissões, sendo que cada vez mais surgem novas necessidades e atribuições no mercado, o que gera ainda mais profissões, como webdesigner, gestor de mídias sociais e outras. Com o leque de opções ainda mais amplo, a escolha pelo melhor caminho pode ser mais complicada. Então, como fazer?

Comecemos pelo lado bom de termos muitas possibilidades. Em uma sociedade mais tradicional, por exemplo, nem sempre há muitas alternativas.

E por onde devo seguir? Em primeiro lugar, um mínimo de autoconhecimento é fundamental para direcionar melhor sua escolha. Estamos falando de conhecer não apenas do que se gosta e tem facilidade, mas questões mais aprofundadas e comportamentais como “gosto de desafios?”, “o que me motiva?”, “gosto, mas tenho habilidade para tal?”, “quero tal área, mas tenho condições para isso?”. São muitas questões básicas a serem esclarecidas de início.

A princípio, tudo é possível, mas é importante fazer um estudo de caso detalhado e estabelecer metas factíveis, de preferência, metas “smart”. Aos que não conhecem, vale a pena saber mais sobre as metas smart:

 Specific (Específica)

Mensurable (Mensurável)

Attainable (Alcançável)

Relevant (Relevante, com significado pessoal)

Time-Based (Temporal, com prazo)

Assim, auto-conhecimento, estudo de caso bem feito, planejamento e execução são o melhor caminho para chegar onde se pretende. Além disso, foco e comprometimento com suas metas são fundamentais!

Se você tem alguma dúvida neste processo, estamos a disposição para auxiliá-lo. Fale conosco e melhore suas escolhas!