Desenvolvendo a sua Criatividade

Por Fabíola Santana

É fato que muitas pessoas, assim como eu, acreditam que jamais foram ou serão criativas, ou que criatividade é somente coisa de “gênio”, ou algo inovador como a invenção do avião e a invenção da lâmpada.

É verdade que não podemos comparar invenções geniais com a criatividade utilizada no dia-a-dia, porém pesquisando sobre o assunto pude notar que muitas vezes usamos a criatividade e não percebemos.

De acordo com o comediante e palestrante Murilo Gun, o novo termo para se descrever a criatividade seria a “combinatividade” que seria combinar artifícios que já foram inventados e criar uma nova solução para os problemas cotidianos. Ele fala que muitas coisas criadas hoje foram combinações de coisas já criadas. Um exemplo de “combinatividade” bem atual é a loja de Yogoberry, que nada mais é que a combinação de iogurte com sorvete, coisas que já existiam sozinhas antes.

 

Criatividade

Criatividade

 

Visando a dificuldade que temos de ser criativos, reuni 5 dicas que nos ajudam a pensar e a estimular a criatividade:

Ter a mente aberta é o primeiro passo para estimular a criatividade, não bloqueie ou esqueça qualquer insight que poderá surgir em momentos improváveis, lembre-se que a criatividade não tem hora para aparecer. Anote sempre pois, em breve, você poderá combinar com alguma outra ideia.

Aumente o seu repertório, inove, saia da rotina. Crie o hábito de ler coisas novas que muitas vezes não te interessam. Desse novo hábito pode surgir uma nova ideia. Pensar sempre da mesma forma, ler sempre a mesma coisa e viver sempre na rotina bloqueia o pensamento criativo.

Veja um problema que você ou outras pessoas têm, e tente encontrar uma solução. Não precisa necessariamente ser algo inovador basta ser algo que resolva o problema ou facilite a situação. Pergunte sempre o porque daquilo estar sendo feito daquela forma, e não de uma outra. Isso faz você pensar em novas formas de fazer uma mesma coisa.

Escute opiniões diversas, muitas vezes temos um pensamento extremamente definido sobre alguns assuntos. Escutar e tentar entender pontos de vista diferentes abre a nossa cabeça para novas ideias.

Tente fazer as coisas de forma diferente, crie o hábito de ir na direção contrária. Não seja mais um na multidão a fazer sempre as mesmas coisas da mesma forma.
Por que não ir na direção contrária?
Você corre o risco de inovar em coisas que podem e devem ser feitas de formas diferentes, e assim gerar uma nova solução ou ideia que ninguém havia pensado antes.

Vamos procurar oportunidades de sermos criativos?

Você sabia que o Coaching pode te ajudar com isso?

Só temos a ganhar!