Crise = ameaça + oportunidade

Por Lara Ikematsu.                                                                                                                                      

No idioma japonês, a palavra “crise” é escrita através da combinação de dois ideogramas: ameaça + oportunidade.

Eu gosto muito de idiomas, ver como há palavras que não podem ser traduzidas e outras que são traduzidas de forma diferente.

Uma outra coisa curiosa sobre idiomas: se falarmos “eu estou conversando com você”, em inglês poderia ser “I’m talking to you”. Ou seja, não é o “com” e sim, o “para”. “Eu estou conversando PARA você” ao invés de “Eu estou conversando COM você”. O que me faz lembrar uma frase que diz que a comunicação não é o que você fala, mas é o que o outro entende…!

Da mesma forma que a linguagem nos proporciona um jeito de interpretar o mundo, outros temas poderiam ser trazidos para exemplificar a mesma coisa: “O mundo é o que você pensa que é”, ou seja, tudo depende do seu mindset ou modelo mental.

Por exemplo, quando EU penso na palavra “crise”, algo vem à MINHA mente.

Então, posso dizer que, quando eu penso na minha ideia, no meu conceito de “crise”, eu estou “colocando a palavra em uma caixa”, seguindo um mindset.

Agora, a pergunta-chave é: o que significa ser guiada por este mindset? Em outras palavras, este mindset contruído é limitante? Ou traz benefícios?

Com certeza, não podemos fazer isto para todas as coisas. Mas, sem dúvida, cada pessoa possui alguns temas que estão mais presentes e são mais impactantes em sua vida neste momento e, para estes, é de grande valia parar um pouco e refletir sobre como estamos nos posicionado diante de tal tema, tal mindset.

Uma coisa é certa: não podemos mudar as pessoas e muitas das situações que acontecem conosco. O que está ao nosso alcance é mudar a nossa própria forma de perceber e nos relacionarmos com tal pessoa e/ou situação e nos permitir viver da melhor forma.

A partir do momento que eu escolho formas melhores para me relacionar com uma situação de crise, por exemplo, eu estou me permitindo direcionar a minha energia e o meu tempo para situações que me proporcionam mais bem-estar. Mais energia e mais tempo para você!

“O mundo é o que você pensa que é”.