Como ter mais produtividade no trabalho

Algumas pessoas argumentam que precisam de dias com mais de 24 horas para que consigam terminar todas as suas tarefas, No entanto, o verdadeiro segredo está em como ter mais produtividade por meio do melhor aproveitamento de tempo.

Nos dias atuais onde a conectividade tem tomado cada vez mais a atenção de seus usuários, é importante se atentar para o tempo que se desperdiça muitas vezes com coisas que não te levarão a lugar algum.
Tendo em vista esse problema cotidiano, reunimos 5 dicas para ajudá-lo a ser bem mais produtivo no seu dia.

Faça uma lista de tarefas
Para garantir que você terá foco no que realmente importa ao longo do dia comece as suas atividades profissionais fazendo um levantamento do que deve ser realizado no transcorrer das horas. As distrações e o conforto são inconscientemente as grandes atrações das pessoas. Nós temos uma grande tendência a querer fazer primeiro aquilo que mais gostamos, deixando as coisas chatas ou as que temos dificuldade para depois”, ressalta Andrea Piscitelli, consultora de recursos humanos.

Então, planeje e organize o seu dia. Logo que chegar na empresa, cheque sua caixa de e-mails para verificar se existe alguma urgência que precisa ser resolvida. Depois retorne a sua lista e grife as três ou cinco atividades que não podem, de maneira alguma, passar daquele dia”, aconselha Cíntia Bortotto, também consultora de recursos humanos. Dessa forma, você conseguirá dar importância ao que realmente é prioridade.

 

Tenha prioridades
Durante o dia, é sempre bom relembrar o que você deve cumprir, quem são as pessoas com as quais você não pode deixar de falar e como você se preparou para estar entregue a cada um dos seus compromissos anotados na lista de prioridades. Isso o ajudará a manter o foco no trabalho.

Mas saiba que, apesar de tudo e todos requisitarem a sua atenção ao mesmo tempo, a melhor maneira de trabalhar é fazendo uma atividade de cada vez. Quando estamos em um processo de ansiedade extrema, é muito comum trabalharmos, por exemplo, com vários arquivos, pastas e sistemas abertos ao mesmo tempo. Isso é apenas uma ilusão de que tudo está sob controle e gera maior ansiedade e pressão. Por isso, é importante saber priorizar as tarefas.

 

Desconecte-se
Para que você possa dedicar a atenção necessária para cada um dos assuntos a serem resolvidos no dia, é preciso definir quanto tempo você ficará conectado, já esse é um dos grandes problemas para a produtividade de qualquer trabalhador. Hoje, o brasileiro perde, em média, 2 horas de trabalho por dia por causa das redes sociais. Essa é uma relação complicada, porque esses meios, apesar de atrapalharem, também são importantes para o desenrolar dos afazeres diários. Mas é preciso saber dosar isso tudo.

Tenha uma disciplina mais rígida para acessar e-mail e redes sociais, para falar ao telefone e para responder mensagens. “Estabeleça horários para a tecnologia”.

 

Relacione-se com as pessoas
Não é porque você tem diversas atividades a serem desenvolvidas que deve se trancar em sua sala. Pelo contrário, é importante que você circule pela empresa. Reserve um espaço no dia para investir em relacionamento com subordinados, pares e superiores. Nessas conversas, sempre surgem novas ideias ou projetos, e isso com certeza aumentará a sua produtividade. Caso você seja daqueles que rende mais depois do almoço, aproveite as primeiras horas do dia para isso também.

 

Organize seu ambiente de trabalho
Não importa se você trabalha em uma célula compartilhada ou em uma sala reservada, o importante é manter o seu ambiente de trabalho funcional e organizado. Nada de papéis avulsos, gavetas lotadas e anotações por todos os lados. Quanto mais limpo for o seu ambiente de trabalho, maior será a sua agilidade e, consequentemente, a sua produtividade.